administração estrategica
O objetivo do trabalho é fazer um estudo de diferentes abordagens teóricas dos conceitos de estratégias e de como a Natura define e acompanha sua estratégia com grande capacidade de se adaptar e de inovar, atingindo grau de crescimento elevado em relação aos concorrentes.
O primeiro capítulo abordará conceitos de estratégia bem definida contribui para aumentar a competitividade da empresa. Ademais, serão abordadas duas estratégias utilizadas pela Natura: a diversificação e o processo de expansão via internacionalização. Para a definição da estratégia de diversificação será considerada a visão de Penrose sobre o assunto e para internacionalização, de Porter, Certo e Chesnay.
O segundo capítulo faz referência à metodologia de Planejamento Estratégico e a uma das ferramentas para acompanhamento e controle da estratégia que auxilia na tomada de decisão na Natura: o Balance Scorecard (BSC), de Norton & Kaplan.
O terceiro capítulo tratará da estratégia de expansão da Natura que resultou, até o momento, em crescimento acelerado e de como a empresa vem se estruturando e acompanhando essa estratégia de expansão.
2.1.MISSÃO, VISÃO E VALORES
A visão, em linhas gerais, é um retrato do futuro da organização: ela é um norte para as ações estratégicas da empresa, vislumbrando resultados pretendidos a partir do contexto atual. A declaração de visão não contém elementos pré definidos; aliás, os modos de redigi-las são tão amplos quanto a diversidade das organizações.
Laruccia (2012) defende que é importante que as pessoas tenham [...] uma visão ou uma imagem da direção que desejam seguir e o tipo de empresa que querem criar. Parafraseando seneca “nenhum vento sopra a favor de quem não sabe