Administração de Varejo
Levy / Weitz
Capítulo 1 – O Mundo do Varejo
1- “O varejo é tão comum a nosso dia-a-dia que frequentemente o ignoramos. Os clientes desconhecem as elaboradas decisões de negócios e a tecnologia usadas pelos gerentes para fornecer bens e serviços. Gerentes de varejo precisam tomar decisões complexas para selecionar mercados-alvo, a localização de lojas, quais mercadorias e serviços oferecer, negociar com fornecedores, bem como decidir o preço, a estratégia de promoção e a exibição da mercadoria. Tomar essas decisões em um ambiente de alta competitividade e rápidas mudanças é desafiador e excitante, com grandes oportunidades de recompensas financeiras.” Pg 25.
2- “Um varejista é um negociante que vende produtos e serviços de uso pessoal ou familiar aos consumidores. Um varejista é o último negociante de um canal de distribuição que liga fabricantes a consumidores.” Pg 26.
3- “Os varejistas encarregam-se de negociar e efetuar funções que aumente o valor dos produtos e serviços vendidos aos consumidores. Essas funções são:
1. Fornecer uma variedade de produtos e serviços
2. Dividir lotes grandes em pequenas quantidades
3. Manter estoque
4. Fornecer serviços”
Pg 26
4- Varejo é um conjunto de atividades de negócios que adiciona valor a produtos e serviços vendidos a consumidores para seu uso pessoal e familiar. As pessoas frequentemente consideram o varejo somente como a venda de produtos em lojas. Entretanto o varejo envolve também a venda de serviços: estadia de uma noite em um hotel de estrada, um exame médico, um corte de cabelo, o aluguel de uma fita de vídeo ou uma pizza entregue em casa. Nem toda atividade de varejo é feita em loja são as vendas diretas de cosméticos da Avon, as vendas por catálogo da L.L.Beans e Patagonia e o Home Shopping Network da TV a cabo.” Pg 27 e 28
5- “O conceito de varejo é uma orientação de gerenciamento que faz o varejista enfocar a determinação das necessidades de seus mercados-alvo e a