Resumo Marketing e varejo
Capitulo 1 “O Varejo”
-ORIGENS DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
A historia de troca de mercadorias começa após a auto-suficiência. As famílias antigas produziam e fabricavam o que necessitavam para seu consumo. Conseqüentemente, houve a construção por parte dos produtores da capacidade de produção de determinados bens com maior facilidade que outros, permitindo o desenvolvimento de especializações. Uma família, por exemplo, poderia fabricar cestos a uma velocidade maior e de melhor qualidade do que outra, que produzia, digamos, panelas, com as mesmas vantagens.
-CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E MARKETING
Distribuição consiste numa das ferramentas do composto mercadológico. O composto de marketing ou as variáveis controláveis são afetadas pelo meio ambiente de atuação da empresa.
O item distribuição do composto de marketing envolve basicamente duas áreas de decisões: distribuição física e canais de distribuição. Na distribuição física , são consideradas as decisões sobre transportes, armazenagem e distribuição. Na determinação do canal de distribuição consideram-se as decisões referentes aos caminhos que os produtos devem seguir ate chegar ao consumidor.
-DEFINIÇÃO DO VAREJO Há varias definições para o varejo. Uma delas, diz que varejo é uma atividade comercial responsável por providenciar mercadorias e serviços desejados pelos consumidores. Independente da forma q as definições varejistas são apresentadas, um aspecto importante a salientar é que se trata de comercialização a consumidores finais.
-VANTAGENS PARA A EMPRESA Uma das vantagens que o varejista proporciona é uma redução do numero de contatos. Isto representa redução dos custos deste tipo de distribuição caso não houvesse esse intermediário.
-VANTAGENS PARA OS CONSUMIDORES O sistema de distribuição proporciona utilidades de posse, tempo e lugar. Alem disso, a especialização possibilita benefícios de compra para os consumidores. Como na área de varejo uma das principais