Administração de Recursos Humanos
DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
MATERIAL SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
1 POR QUE RECURSOS HUMANOS?
A expressão “recursos humanos” denomina, em geral, as pessoas que trabalham ou possam vir a trabalhar em uma organização. Começou-se a falar, no Brasil, em recursos humanos no fim da década de 1970, acompanhando uma tendência mundial.
Criava-se, então, uma denominação que tinha por mérito dar um caráter de importância estratégica aos recursos humanos, no mesmo nível dos recursos materiais, tecnológicos e financeiros. A gênese da denominação contemplava, portanto, o recurso humano como merecedor da mesma importância daqueles denominados “fatores de produção”.
2 AS NOVAS TENDÊNCIAS DO COMPORTAMENTO SOCIAL E ORGANIZACIONAL
Na década de 90, foram indiscutíveis as mudanças que ocorreram no comportamento social e organizacional dos recursos humanos brasileiros. No entanto, muitas vezes estamos tão inseridos no contexto que não percebemos com clareza o impacto dessas mudanças nos diversos setores organizacionais das empresas pública e privada.
Vamos destacar seis grandes mudanças, dar uma visão sobre a sua verdadeira essência e depois estabelecer uma relação entre elas.
As grandes mudanças de comportamento foram:
Necessidade de maior participação.
Crescimento da desconfiança em relação às instituições.
Declínio da lealdade à organização.
Rejeição ao estilo autocrático.
Aumento da necessidade de auto-estima.
Expectativa de melhoria de qualidade de vida.
Vejamos cada uma em separado.
A - Necessidade de maior participação.
Desde o momento em que o movimento das Diretas Já ganhou, em 1984, as ruas do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Belo Horizonte, tivemos uma expressão clara e retumbante do crescimento da necessidade do povo brasileiro m participar da definição de seus caminhos. Mais ainda, quando