Administração de Recursos Humano
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
LUIZ FELIPE
MORGANA
NOELI MARIA
RAFAEL
TIAGO
PROFESSOR MARTINHO EXTERKOETTER
Administração de Recursos Humano
JOINVILLE - SC
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A importância do tema é entendermos a modernização na gestão empresarial e a adoção de novos modelos de organização do trabalho. Considerando esses aspectos o objetivo deste trabalho é analisar a importância de remuneração estratégica na retenção de talentos na organização.
Vamos analisar os aspectos de uma empresa e comparar a teoria com a prática em relação a remuneração estratégica e avaliação de desempenho, levando em consideração que as empresas tentam cada vez mais melhorar seus índices competitivos, mas para isso elas não conseguem caminhar sozinhas, precisam exclusivamente de seus colaboradores motivados, felizes e satisfeitos com a organização.
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Ninguém trabalha de graça. Como parceiro da organização, cada funcionário está interessado em investir com trabalho, dedicação e esforço pessoal, com os seus conhecimentos e habilidades desde que receba uma retribuição adequada. As organizações estão interessadas em investir em recompensas para as pessoas desde que elas possam receber contribuições ao alcance de seus objetivos. Daí decorre o conceito de remuneração (CHIAVENATO, 2004, p.257).
1.1 Remuneração Estratégica
O conceito de Remuneração Estratégica partiu da idéia de que as empresas atuais, são caracterizadas com estilos modernos de trabalho, onde a tendência tem sido implantar programas que incentivam o desempenho e os resultados, ou seja, um sistema que busca alinhar a remuneração à estratégia da empresa, e isso não se consegue com o sistema de remuneração funcional.
A Remuneração Estratégica é também um catalisador para a convergência de