Administração de Materiais
Ao falarmos em custos logísticos, o que nos vem ao pensamento é o custo com transportes e fretes. Estes são os mais significativos, os custos logísticos não se resumem somente a isso. Podemos identificar Custos na Armazenagem, nos estoque, no processamento de pedidos e é claro no Transporte.
1.1 Custo de Armazenagem:
Os custos relacionados à armazenagem são aqueles que são aplicados nas estruturas e condições necessárias para que a empresa possa guardar seus produtos adequadamente . Faz parte deste tipo de Custo, o aluguel do armazém, os custos com aquisição de palpites, custo com pessoal do armazém.
1.2 Custo de Estoque:
Os custos com estoques são aqueles que são gerados a partir da necessidade de estocar os materiais. Nesta categoria com certeza o mais significativo é o Custo de Oportunidade do Capital Parado, que nada mais é do que o valor que a empresa perde imobilizando o capital em estoque em vez de aplicar esse valor no mercado financeiro, ganhando a remuneração dos juros. Existem outros custos com estoques como as perdas e roubos, a própria depreciação dos materiais, etc.
1.3 Custo de Pedidos:
Os custos relacionados à emissão de pedidos, seus valores são inexpressivos em relação aos demais. Todos os gastos relacionados à emissão de pedidos na empresa devem ser computados para esta categoria. São considerados Custos com Emissão de Pedidos: O aluguel do espaço destinado ao setor de compras, o salário do comprador e os papéis usados na emissão do pedido.
1.4 Custo de Transportes:
Os Custos com Transportes é o mais importante de todos os termos. Este custo geralmente dá origem às despesas com fretes que a empresa vê na nota fiscal ou que já está incluído no preço. Todas as despesas relacionadas á movimentação de materiais fora da empresa podem ser consideradas Custos com Transportes. Enquadram-se aqui os custos com a depreciação dos veículos, combustíveis, pneus, custo de oportunidades dos veículos, manutenção.
1.5 Custos de Estocagem.
Os