administração de materiais
2 – CONCEITO DE RECURSOS PATRIMONIAIS
A ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS PATRIMONIAIS
Recursos patrimoniais são as instalações, máquinas, equipamentos, prédios, veículos que são utilizadas nas operações do dia-a-dia. Estes podem ser adquiridos inicialmente, esporadicamente ou sempre que necessário para permitir um desempenho eficiente da empresa.
Classificação:
Prédios, terrenos e jazidas;
Equipamentos: máquinas operatrizes, caldeiras, reatores, pontes rolantes, ferramentas especiais, veículos, computadores, móveis.
A sua aquisição é, portanto complexa, assim como a organização para disponibilizar esse tipo de bens. Os valores envolvidos também são consideráveis. Esse campo da administração é também conhecido administração de empreendimentos ou administração de projetos.
Organização
Normalmente o organograma mais representativo é o matricial quando a organização estrutura-se através de forças-tarefa específicas para cada empreendimento, com líder, recursos isolados dos demais da empresa.
Dependendo das dimensões do empreendimento, poderá ser tão grande que pode constituir uma empresa independente, denominada gerenciadora.
Softwares de planejamento e controle
Toda a empresa organizada dispõe de sistema de planejamento e controle no gerenciamento de empreendimento. Antes dessa disponibilidade, utilizava-se o método do caminho crítico (PERT/CPM), para acompanhar e controlar centenas de atividades inter-relacionadas.
Sistema básico: qual, como e quando uma atividade é ou será executada;
Sistema de custo: mão-de-obra e materiais necessários à realização;
Procedimentos
As fases da função suprimento (procurement), incluindo todas as atividades, são representadas por:
Identificação dos insumos necessários
Identificação dos fornecedores potenciais
Exame da documentação
Seleção dos fornecedores
Convite
Negociação
Contratação
Acompanhamento
Transporte
Inspeção
Resgate de sinistros
Disposição interna