Fichamento Celso Furtado
Aluno: Michel Rimes – 2013/1
Texto 8– “Formaçao Economica do Brasil” (Celso Furtado)
No contexto do século XV, onde os países europeus passavam por períodos de dificuldade de abastecimento de produtos nas linhas orientais, a descoberta da América foi um episodio ingente do reestabelecimento daquelas linhas, constituindo a maior realização dos europeus na segunda metade daquele século.
Os espanhóis foram os primeiros a colherem os louros, devido ao ouro que logo encontraram nas velhas civilizações da meseta mexicana e do altiplano andino. Tal fato suscitou na Europa interesses e conflitos políticos pelas terras americanas, que foram fatores propulsores para a ocupação do território brasileiro por Portugal. Coube aos portugueses, à tarefa de encontrar uma forma de utilização econômica das terras americanas que não fosse à extração de metais preciosos. A saída encontrada foi à exploração agrícola das terras brasileiras, que deram êxito à defesa das terras no pais.
Os portugueses já haviam iniciado há algumas dezenas de anos a produção do açúcar em escala relativamente grande, o que fomentou em Portugal uma indústria de equipamentos para engenho açucareiro. Na segunda metade do século XVI, a contribuição dos Holandeses para a expansão do mercado de açúcar na Europa foi fundamental do êxito da colonização do Brasil. Estes detinham organização comercial para criar no continente um mercado de grandes proporções para um produto relativamente novo, como o açúcar. Além disso, parte substancial dos capitais requeridos pela indústria açucareira viera dos Países Baixos.
O problema da mao de obra viria a ser resolvido com o conhecimento que os portugueses tinham do mercado de escravidão africano, iniciado na época de d.Henrique.
Enquanto alcançavam-se magníficos resultados financeiros da colonização agrícola do Brasil, os espanhóis continuaram concentrados em sua tarefa de extrair metais preciosos. Utilizando mao de