Fichamento capitulos 25 26 - Formação Economica do Brasil - Furtado, Celso
# Considerada em conjunto, a economia brasileira parece haver alcançado uma taxa relativamente alta de crescimento na segunda metade do século xix.
# Qual teria sido o aumento do conjunto da renda gerada no território brasileiro no correr desse meio século?
# Para fins de análise do comportamento da renda real, no período que estamos considerando, convém dividir a economia brasileira em três setores principais. O primeiro, constituído pela economia do açúcar e do algodão e pela vasta zona de economia de subsistência a ela ligada, se bem que por vínculos cada vez mais débeis. O segundo, formado pela economia principalmente de subsistência do sul do país. O terceiro, tendo como centro a economia cafeeira.
# Se tem em conta que na região nordestina existiam dois sistemas - o litorâneo principalmente exportador e o mediterrâneo principalmente de subsistência -, os dados referidos permitem, formular
Algumas hipóteses:
# O segundo sistema estava formado pela economia principalmente de subsistência, que se beneficiou indiretamente com a expansão das exportações. Encontrando um mercado dentro do país capaz de absorver seus excedentes de produção, alguns setores da economia de subsistência puderam expandir a faixa monetária de suas atividades produtivas.
# O Terceiro sistema estava constituído pela região produtora de caféira. Essa região compreendia então os estados do Espírito Santo, . Rio de Janeiro, Minas Gerais è São Paulo. A população desses quatro estados, considerados conjuntamente, aumentou com uma taxa de 2,2 por cento, entre 1872 e 1900.
# A rápida expansão do mercado interno na região cafeeira teria de repercutir muito favoravelmente na produtividade do setor de subsistência, o qual se concentrava principalmente no Estado de Minas
Gerais.