Gestão - Casos 9 e 10
CET – Construção e Administração de Websites
Caso Nº9 – Simoldes
Caso Nº10 – Plastil
Gestão
2013/2014
João Rodrigues - 21230562
Steve Pereira - 21230564
Vítor Coelho – 21230580
CASO Nº 9 – Simoldes
1 – O grande problema da empresa é o facto de não se conseguir adaptar às necessidades e à evolução do mercado e da sociedade. Esta manteve-se pelo fabrico "oldschool", tendo no futuro problemas com a nova tecnologia. Outro grande problema era a estrutura dos recursos humanos, existia demasiado pessoal, inclusivamente, gestores de secções.
2 – Sim é possível inverter a situação atual da empresa mas a nosso ver, essa solução não seria o melhor para a empresa pois o problema está centralizado na falta de formação dos trabalhadores e não na sua estrutura organizacional. Além disso, a empresa deveria manter o salário dos operários, pois isso só iria deixar a motivação dos trabalhadores ainda mais alta e não causaria problemas financeiros para a empresa.
3 – Sim, podia avaliar para melhorar a sua empresa mas por um lado não pode copiar o mesmo método porque cada empresa trabalha a ritmos diferentes. Tudo depende de como a pessoa encarna os objetivos com os planos a executar.
CASO Nº10 – Plastil
1 – Aumento do salário; Reconhecimento do trabalho realizado pela parte do gestor ou do chefe; Dinheiro extra/bónus por cada projeto terminado; Elogios e frases de motivação.
2 – O estilo do Sr. Francisco é adequado porque com isso tenta poupar dinheiro e reduzir os desperdícios nos dias em que não se trabalha a 100% mas por outro lado era a única forma de poder salvar a Plastil da falência dando ao inicio cargas horárias pesadas e um salário reduzido aos trabalhadores como também aos chefes desmotivando ainda mais. Ele preferiu por a tecnologia para mais tarde, visto que ia dar também despesas ao implementar.