Administração de clínicas médicas
Para que entenda melhor o negócio, nos foram cedidas algumas de suas regras de negócio.
Quanto à Clínica:
Uma clínica médica é uma empresa de prestação de serviços médicos, consultas, que reúne diversos profissionais de medicina de várias especialidades, tais como: cardiologia, oftalmologia, ginecologia, etc.
Em um determinado endereço que para fins de negócio, é um local, atende somente a uma especialidade médica, que pode ser exercida por vários médicos; entretanto, um médico pode exercer somente uma especialidade. Uma clínica pode ter a mesma especialidade em locais diferentes.
Um único local, por meio de contrato, pode ser compartilhado por duas ou mais clínicas médicas. Isto quer dizer no mundo real que em um prédio com instalações para atendimento de consultas médicas, os consultórios ali instalados podem ser utilizados por vários médicos de várias clínicas.
Quanto ao Médico:
Não existe conceito de junta médica.
Um médico não pode ter mais d e uma especialidade, pois ele só pode estar associado a uma clínica e em somente uma especialidade médica.
Em uma consulta com paciente, um médico pode fornecer uma receita por paciente atendido, que poderá conter remédios, ou instruções de higiene, dietas, atestado, etc., portanto sempre existirá um receituário preenchido. Quanto aos Pacientes:
Um mesmo paciente, em datas diferentes, pode ter receitas com mesmo remédio, mas com médicos diferentes. É mantido um cadastro de todos os pacientes atendidos ou com consultas marcadas.
Quanto aos Remédios:
O código e o nome dos remédios são genéricos, portanto podem ser supridos por qualquer laboratório farmacêutico. Um remédio somente é receitado uma única vez na mesma data para o mesmo paciente.
Estas regras descritivas têm como objetivo somente adiantar o entendimento do negócio em estudo.