Almoxarifado
Considerações Gerais
Administrar um almoxarifado de matérias-primas e produtos acabado não é como estocar alimentos – apesar da importância das duas atividades para a saúde humana. O alimento estragado, na maioria das vezes, é facilmente identificável. No caso dos matérias-primas e produtos acabado a realidade é outra: se eles tem o seu estado normal alterado, tornam-se inativos ou nocivos à saúde e, o que é pior, são de difícil reconhecimento.
Somente esse exemplo já serve para ilustrar a responsabilidade que representa o manuseio de matérias-primas e produtos acabado, que pode significar a diferença entre a saúde e a doença e, em casos extremos, entre a vida e a morte.
Mesmo um breve tratamento incorreto pode torná-los ineficazes, o que traduz a importância do trabalho de todas as pessoas envolvidas em sua manipulação.
Para prestar informações úteis aos profissionais que atuam nessa área de elevada importância para a sociedade, foi está editando as “BOAS PRÁTICAS PARA ARMAZENAGEM DE MATÉRIAS-
PRIMAS E PRODUTOS ACABADOS.”
Com a presente publicação, esperamos contribuir para o aperfeiçoamento da prática de armazenagem de matérias-primas e produtos acabado; sugerindo sua leitura para todos os profissionais que atuam nessa área, desde o farmacêutico até o pessoal de apoio. Esperamos, ainda, o retorno de informações que auxiliem na elaboração das futuras edições desse trabalho, no sentido de empreendermos um esforço conjunto para a redução das perdas de matérias- primas e produtos acabado, fato merecedor da nossa maior atenção, principalmente em uma área carente de recursos como é a da saúde.
1. Qualificação e responsabilidade do pessoal 2. Edifícios e instalações 3. Lixo 4. Lavatórios e instalações sanitárias 5. Higiene Geral 6. Alimentação 7. Uniformes 8. Higiene Pessoal | 9. Limpeza dos locais 10. Equipamentos 11. Segurança 12. Recebimento de