Renata
Costumer Relationship Management
17set10
Boa noite pessoal! O papo hoje é sobre CRM.
Mais conhecido pela sigla CRM, ou em português: Gestão de Relacionamento com o Cliente. Antes de mais nada, CRM pode ser definido como um processo, assim como o BI, por exemplo. CRM é o processo de uma corporação de rastrear e organizar seus contatos com seus consumidores, visando melhorar os serviços prestados e das foco à ações de marketing, fidelizar atuais clientes e angariar novos.
Sendo um pouco mais técnico, existem basicamente três focos de CRM: * CRM Operacional: visa à criação de canais de relacionamento com o cliente. * CRM Analítico: visa a obter uma visão consistente do cliente, usando os dados recolhidos pelo CRM operacional para obter conhecimento que permita optimizar e gerar negócios. * CRM Colaborativo: foca na obtenção do valor do cliente através de colaboração inteligente, baseada em conhecimento.
Uma das atividades do CRM implica registar os contatos por si realizados, de forma centralizada. Os registos não dependem do canal de comunicação que o cliente utilizou (voz, fax, e-mail, chat, SMS) e servem para que se tenham informações úteis e catalogáveis sobre os clientes. Qualquer informação relevante para as tomadas de decisões podem ser registradas, analisadas periodicamente, de forma a produzir relatórios de gestão.
Embora sejam usados aplicativos de software para reunir e divulgar informações sobre clientes a todos os envolvidos, não vamos nos enganar — CRM é mais do que tecnologia. Trata-se de uma completa operação nas estruturas administrativas da empresa, envolvendo os executivos que devem sustentá-la, o pessoal que deve implementá-la e a tecnologia que fará com que funcione.
Conhecer o seu cliente, mas não apenas saber de seus hábitos, mas de suas mudanças de hábitos. Lembram de todo aquele papo de transformar informação em conhecimento? Esta é uma excelente aplicação!
Se as pessoas não são iguais entre si,