Administração ciêntífica
A administração Cientifica teve início no Séc. XX nos Estados Unidos através dos estudos desenvolvidos por Frederick Winslow Taylor. O nome dado a Administração Cientifica foi através da tentativa de se aplicar métodos de ciência nos problemas encontrados na administração. Taylor tentava acabar com o desperdício melhorando a produtividade através de aplicação de métodos e técnicas (CHIAVENATO, 2003).
Segundo Ribeiro (2010) Taylor começou desenvolvendo seu trabalho no chão da fábrica junto com os operários. Com foco voltado para os operários Taylor começou a dividir as tarefas e há cronometrar o tempo que era gasto, para realização de cada tarefa, pois assim acabando com o desperdício de tempo poderia aumentar os resultados na parte operacional.
Para Taylor era impossível a existência de uma empresa sem que houvesse um grupo de pessoas que deveriam liderar os demais. Para ele a organização deveria ter uma estrutura básica que deveria ser formada por estado maior, encarregado de ordens de execução, instrução, tempo e disciplina, operários de fabricação, geral, inspeção e conservação (RIBEIRO, 2010).
Arte de comando está ligada as qualidades pessoais e alguns conhecimentos gerais sobre a administração. Cada profissional com a responsabilidade de comandar deve responder pela unidade que é responsável, ele deve dar ordens, dirigir seus funcionários, estar à frente e agir. Ele deve conhecer seu funcionário, excluir os incapazes, dar incentivo aos mesmos e dar sempre o bom exemplo (RIBEIRO,2010).
Segundo Stoner (1999) Taylor influenciou os patrões a pagar para os trabalhadores mais produtivos uma tarifa mais alta que para os demais. Esta ação começou a motivar seus trabalhadores.
Taylor chamou seu plano de sistema de tarifas diferenciadas. Também acreditava que os trabalhadores que alcançassem os padrões mais elevados não precisavam ter medo de ser despedidos, pois passariam a ser reconhecidos pela sua produtividade