Administração cientifica
Neste trabalho será apresentada a Administração Cientifica aplicada a uma organização contemporânea. A administração cientifica é um sistema de organização industrial criado pelo engenheiro mecânico e economista norte-americano Frederick Winslow Taylor, no final do século do XIX. A principal característica deste sistema é a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.
Frederick W. Taylor nasceu em 1856, na Pensilvânia. Tornou-se trabalhador manual, apesar de ter sido aprovado para a Escola de Direito de Harvard. Trabalhou para uma empresa fabricante de bombas hidráulicas, onde obteve estimulo para retomar aos estudos e formar em engenharia, obtendo o titulo de mestre em 1883. Taylor tentou resolver problemas que eram e continuam sendo comuns nas empresas através de suas observações e experiência.
A empresa pesquisada foi a Coqueiro materiais para construção LTDA do ramo de construção civil, criada pelo Sr. Celso Limp, em 1991,sua primeira loja foi em São Sebastião, onde não tinha telefone, asfalto e trabalhando com apenas 5 funcionários. Hoje são 8 lojas, com faturamento de R$ 8,5 milhões, com sede no Lago Sul e mais sete filiais, quatro no Distrito Federal e três no Estado de Goiás e com 505 funcionários. Atualmente de acordo com a ANAMACO, revista de construção civil, a empresa ocupa o 13° lugar no ranking das empresas de construção civil no âmbito nacional.
A administração Cientifica são divididas em duas fases, a primeira corresponde ao livro Administração de Oficinas (1903) e a segunda com o livro Princípios da Administração Cientifica (1911), consideradas também como sendo uma fase analítica e outra construtiva.
1º Fase :
ADM. CIENTIFICA COQUEIRO
O objetivo era pagar altos salários e ter baixos custos unitários de produção. Os salários são baseados ao que o mercado