Administração aplicada
As organizações são grupos sociais deliberadamente orientados para a realização de objetivo ou finalidades, que podem ser classificadas em duas categorias principais: produtos e serviços.
Objetivos que definem a relação de longo prazo da organização com seus clientes ou usuários são chamados de missões ou negócios.
Eficácia é a palavra usada para indicar que a organização realiza seus objetivos.
2. Recursos
As pessoas são o principal recurso das organizações. Além das pessoas as organizações empregam dinheiro, tempo, espaço e recursos materiais, como instalações, maquinas moveis e equipamentos. Quanto maior o grau de produção e no uso de recursos, mais eficiente é a organização.
3. Divisão do trabalho
Divisão do trabalho é o processo que permite superar as limitações individuais por meio da especialização. Coordenação é o processo que procura atender às necessidades de interdependência e convergência das tarefas especializadas, de modo que o conjunto consiga atender a sua finalidade.
4. Processo de transformação
Um processo é um conjunto ou sequência de atividades interligadas. O mesmo é uma ordenação especifica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com começo, fim, entradas ou recursos, saídas ou resultados claramente identificados.
Todos os grupos sociais são organizações?
A resposta é não. Os grupos sociais dividem-se em duas grandes categorias:
Grupos sociais primários
Que são formados por famílias, amigos, vizinhos e alguns grupos de interesse profissional, como artistas e músicos. Esses grupos são considerados informais, nele predomina as relações pessoais e as pessoas entram e saem voluntariamente.
Grupos sociais secundários São os grupos formais, pois tem seu regulamento e nesse regulamento tem normas explicitas que criam direitos e obrigações para seus membros. Tem as definições de objetivos para cada setor, administrativo, mecânico, informática, logística e os demais.
E também possui uma burocracia para