Administrando a pequena, media e grande empresa
Muitas vezes julgamos que um mercadinho que vende poucas coisas, como uma empresa pequena, ou nem isso, como um pequeno negocio, e um supermercado de "grande" porte é considerado uma empresa grande e bem sucedida, mais nem sempre é assim.
Em 1966, a Administração das Pequenas Empresas um órgão dos EUA, decretou que certa empresa de moto era uma empresa considerada "pequena" pelo fato dela estar na sexagésima terceira em tamanho entre todas as indústrias americanas. Realmente dentre as consideradas "grandes" ela era muito pequena. Ela era uma empresa grande com tamanho errado. Segundo Peter a tradicional maneira de se medir o tamanho de uma empresa é pelo número de funcionários, como se o numero de funcionários indicasse como deve ser a administração. Porem o fato daquelas empresas que não tem muitos funcionários, mais que pode ter uma grande administração de forma que se tornam grandes. Há empresas que trabalham sem staff, um presidente, vice presidente. As pessoas acham que trabalhando assim pode dar certo, mais nem sempre isso funciona.
Em uma empresa pequena o patrão sabe quem é responsável por cada função, sabe de quem cobrar por algum erro ou acerto, sem precisar consultar o livro de registro ou um organograma. A primeira coisa que uma empresa pequena deve se perguntar é qual o nosso negocio e o que deveria ser. Ela necessita de seu próprio sistema de controle e informação, seus recursos são limitados, tanto em pessoal quanto em dinheiro. Não tem como manter uma grande administração.
A média empresa sob muitos aspectos é o estilo de negocio ideal. Deveria gozar das vantagens tanto de ser pequena quanto grande. É considerada "classe media" no sentido aristotélico: a posição na sociedade empresarial que é mais segura, mais agradável e mais produtiva. Ha três tipos de media empresa. Primeira empresa tem uma linha de produtos limitados, uma só tecnologia, e um só grande mercado. A segunda é composta por