Administrando projetos bem sucedidos
1. INTRODUÇÃO
O objetivo do escritório de gerenciamento de projetos deve ser bem definido para que tenha um bom funcionamento e atinja o padrão de qualidade. O escritório de projetos pode gerenciar as dependências dos projetos, organizar as lições aprendidas, fornecer orientação e diversas outras atividades que devem ser estabelecidas no escopo de atuação. A propósito esse artigo tem o objetivo de diferenciar as finalidades e explanar a relação entre o uso das áreas de conhecimento e o escritório de gerenciamento de projetos.
2. DESCRIÇÃO
Iniciamos a concepção de um escritório de projetos com um levantamento e alinhamento das partes interessadas da organização através da elaboração do termo de abertura do projeto e sem seguida partimos para a definição de escopo.
O escopo baseia-se na criação de uma estrutura seguindo uma das seguintes linhas:
Suporte ao Gerente de Projetos: realizar controle de escopo, recursos e custos dos projetos e elaborar relatórios de desempenho para os gerentes de projetos. Essa estrutura funciona como segundo plano e não tem responsabilidade pelo sucesso ou insucesso da implantação de projetos. Estratégia de projetos: segue o conceito de portfólio de projetos onde a equipe do escritório é responsável em alinhar os projetos com a finalidade de negócio similar ou pela semelhança das iniciativas. Suporta a alta administração e focada no retorno financeiro dos projetos. Base de Conhecimento: responsável pela padronização e criação da metodologia e ferramentas de gerenciamento de projetos. Realiza treinamentos e suporta qualquer dúvida operacional da equipe focada na melhoria e aprendizado dos conhecimetos de gerenciamento de projetos na organização.
O projeto implantação de um escritório de projetos segue os cinco processos: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento:
Iniciação: formaliza a existência de um projeto pelo termo de abertura,