gestão de projetos
Artigo publicado na Revista Mundo PM: número 16: Ago/Set 2007
Flávia Dias Moreira: Administradora: ESHO: Grupo Amil
Cristiane Jourdan: Médica especializada em Endocrinologia e bacharel em Direito: Amil Assistência Médica Internacional
Eduardo Andrade: Administrador Andrade: Seaworld
Mariela Baraibar: Bacharel em Comunicação Social: Universidad DeLa Republica Del Urugay
Arthur Macedo: Engenheiro Civil: Amil Assistência Médica Internacional
Abstract
Este artigo apresenta o importante papel do gerenciamento dos stakeholders e seus interesses para o sucesso do projeto. Trata as diversas habilidades do gerente de projetos no relacionamento com os stakeholders, como: identificação e conhecimento dos interesses dos stakeholders; estratégia de comunicação junto aos envolvidos; desenvolvimento, motivação e apoio ao principal stakeholder: a equipe; administração dos conflitos de interesse; e a importância da inteligência emocional associada às habilidades técnicas do gerente.
Os projetos surgem para atender às necessidades do mercado, legislação, visão da empresa e são demandados essencialmente pelo cliente/patrocinador. Este quando fica satisfeito significa uma combinação vitoriosa, indicando que o produto/serviço foi entregue no valor e tempo certos e de acordo com as expectativas. Porém, o cliente é um dos stakeholders dentro dos vários envolvidos no projeto e, como os demais, requer relacionamento específico de acordo com seus interesses, influência e expectativas.
Os stakeholders são os envolvidos que influenciam o projeto (ou são influenciados por ele) positiva e/ou negativamente de acordo com seus interesses.
De acordo com dados do Benchmarking em Gerenciamento de Projetos: RJ, COMPASS (2006), 33% dos erros e problemas em projetos acontecem por falha de suporte e gerenciamento de stakeholders. Pode-se atribuir diversas causas a essa falha, são elas:
• Pouca atenção dedicada ao