administradores
Artigos
Voltar
Vai um panfleto aí?
Uma antiga e conhecida frase da área ainda parece fazer sentido: “eu sei que metade do meu orçamento para publicidade é desperdiçado, mas não tenho certeza de qual metade”
(/u/andreasi/)
Diego Andreasi (/u/andreasi/)
2 de junho de 2014
Spencer Platt/Thinkstock
Uma das coisas mais difíceis ao se trabalhar com Marketing é ter que se decidir em qual das atividades de propaganda realmente vale a pena investir dinheiro. É difícil porque, na grande maioria das vezes, mesmo com o aperfeiçoamento das métricas, o retorno sobre o investimento ainda é muito complicado de ser calculado.
No final das contas, uma antiga e conhecida frase da área ainda parece fazer sentido: “eu sei que metade do meu orçamento para publicidade é desperdiçado, mas não tenho certeza de qual metade”.
Pessoalmente, sempre que alguém me pergunta se realmente vale a pena gastar dinheiro anunciando em outdoors e revistas, ou mesmo fornecer algum tipo de brinde ou desconto, eu proponho para ela rever se algum outro método não traria melhores resultados.
Porém, as pessoas infelizmente adquiriram o hábito de achar que o único método que trará retornos para sua empresa é se ela anunciar em algum veículo de grande circulação. Dessa forma, surgem os inúmeros brindes de qualidade duvidosa, bem como os panfletos e outdoors que ninguém presta atenção.
O principal problema em propor um método diferente, e consequentemente inovador, é que tal atitude envolve uma elevada dose de risco, é quase impossível não nos contaminarmos pelo pensando de que se ninguém nunca fez antes, a probabilidade dos resultados não saírem como previsto são altas demais, e convenhamos, somos todos avessos ao risco. Mas se o desconto frequente e a propaganda intrusiva não são os melhores caminhos, então o que sobra?
Está começando a surgir na internet uma onda de corajosos empreendedores que estão ganhando admiração por irem na contramão do já batido