administradora
Provável infecção por HTLV. Devido ao quadro apresentado, a partir dos 5 anos, fraqueza muscular nos membros inferiores e posteriormente nos superiores, a redução do padrão de caminhada, apresentado uma piora ao 7 anos, aumento das enzimas musculares, creatina quinase, desidrogenase láctica.
Quais as patologias que poderiam ser confundidas com o suposto caso?
De acordo com os sintomas apresentados o quadro de HTLV pode ser confundido com algumas patologias como artrite, devido a capacidade de anticorpos se depositarem nas articulações dificultando os movimentos. Outra patologia que pode ser confundida é a meningite a qual compromete o sistema nervoso central que pode dificultar os movimentos dos membros. A lesão muscular pode ser confundida quando causada pelo parasita schistosoma causando manifestações clinicas.
Quais os exames laboratoriais e achados clínicos que auxiliam no diagnostico da patologia?
De acordo com o quadro clinico apresentado, a paciente começou apresentar a partir dos 5 anos dores musculares, redução da capacidade de correr, locomoção através de cadeira de rodas.
Para uma melhor avaliação do caso é necessário o exame de sorologia para HTLV para certificar-se da infecção. Quais os exames laboratoriais que fecham o diagnostico descrito no caso clinico
Quais os exames laboratoriais complementares você faria para elucidar o caso clinico? Através dos dados apresentados, exames complementares podem ser realizados para a confirmação da infecção, como a coleta de sangue para hemograma fazendo a analise do leucograma, avaliando os níveis de PMN (o qual se manteve normal), linfócitos (apresentou-se elevado) e monócitos( normal).
Também a realização de fator anti-nuclear (FAN) e o Fator reumatóide par descartar a possibilidade de doenças reumáticas.
Linfócitos T auxiliar - CD4+ para monitoramento da subpopulação de linfócitos T auxiliares em pacientes portadores de HIV, seu aumento está associado em