administradora
Presume-se que, logo no planejamento do recrutamento deve-se conhecer o perfil do candidato que se deseja para a organização, ou seja. é importante e necessário que já exista a descrição do cargo que o candidato irá ocupar, para que se torne mais fácil delinear o perfil do candidato, do contrário pode-se recrutar um candidato com aptidões divergentes ao do cargo oferecido
Deduz-se também que o recrutamento torna-se importante em função da interação com o mercado de trabalho estabelecendo uma ligação entre a organização e a comunidade que a rodeia. Sendo assim, este processo precisa ser eficaz para se refletir positivamente na organização.
O recrutamento é um processo de duas mãos: ele comunica e divulga oportunidades de emprego, ao mesmo tempo em que atrai os candidatos para o processo seletivo. Se o recrutamento apenas comunica e divulga, ele não atinge os seus objetivos básicos. O fundamental é que atraia e traga candidatos para serem selecionados. Se o mercado de trabalho se refere às oportunidades de emprego e vagas existentes nas empresas, o mercado de RH se refere ao contingente de pessoas que estão dispostas a trabalhar ou que estão trabalhando mas dispostas a buscas um outro emprego. O mercado de RH e constituído de pessoas que oferecem habilidades, conhecimentos e destrezas. Como todo mercado, o mercado de RH pode ser segmentado para facilitar sua análise e penetração. O mercado de RH pode se apresentar em situações de oferta (abundância de candidatos) ou de procura (escassez de candidatos).
Recrutamento interno e externo Segundo Idalberto Chiavenato, do ponto de