Administrador de empresas
Prudente – Faculdade de Ciências e Tecnologia – Engenharia Ambiental – thi_azenha@hotmail.com. Palavras-chave: construção civil; resíduo; reciclagem. Keywords: construction; waste; recycling.
1. INTRODUÇÃO A origem da reciclagem dos Resíduos Sólidos da Construção e Demolição (RCD) no Brasil se deu no ano de 1991, quando foi instalada a primeira usina na cidade de Itatinga - SP, com capacidade de reciclagem de 100 toneladas por dia. O material reciclado inicialmente obtido foi utilizado como base na pavimentação de ruas e estradas. Em 2002 o governo Federal promulgou uma legislação específica a respeito da gestão dos RCD, por meio da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA - número 307, de cinco de julho de 2002, (CONAMA 2002), definindo a responsabilidade do gerador do resíduo pela gestão dos RCD e compartilhando as ações entre os órgãos governamentais, geradores e transportadores, além de outras normas. A medida valorizou a reciclagem do resíduo e, em 2003, existiam cerca de nove usinas municipais de reciclagem de RCD no Brasil, conforme Ângulo et al. (2003).
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E OBJETIVOS 2.1 Fundamentação Teórica De acordo com John (2000), a construção civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, por outro lado, suas atividades provocam forte impacto ambiental: consumo de recursos naturais, modificação do estado físico das áreas de coleta destes materiais e na geração de um grande volume de resíduos. Entretanto, esta mesma atividade permite o aproveitamento do material reciclado através da transformação em material de construção ou a sua incorporação a estes materiais. Os Resíduos de Construção