Densidade
A densidade de uma substância é dada pela razão entre sua massa e o volume que ocupa.
Matematicamente é expressa pela equação:
[pic]
Assim, uma substância menos densa flutua em uma mais densa e vice-versa. No entanto é possível alterar a densidade de uma substância se a misturarmos com outras. Por exemplo, o ovo afunda na água porque a água é menos densa que o ovo. Porém, se adicionarmos sal na água, a sua densidade aumentará e o ovo flutuará. Mas será que é possível diminuir a densidade de algum material? Através do experimento que realizamos no laboratório com o auxílio do professor Nilson de Química, foi possível responder a esta pergunta, vejamos o processo realizado e o resultado adquirido com a utilização de uvas passas como exemplo.
2. Objetivo: verificar a mudança de densidade da uva passa envolvido por uma solução líquido/gasoso.
3. Parte experimental
3.1 Materiais e reagentes
➢ Um copo transparente; ➢ Água; ➢ Comprimido efervescente; ➢ Uvas passas
3.2 Procedimento experimental
Coloque aproximadamente 200 ml de água no copo. Adicione o comprimido efervescente, após quase dissolvido acrescente duas uvas passas e observe o que ocorre com as uvas que você colocou na água. Observe bem e tente descobrir como e por que as uvas se movimentam.
4. Conclusão Num primeiro momento, as uvas-passas afundaram, pois a sua densidade era maior que a da água. Entretanto, ao se adicionar o comprimido efervescente, as uvas começaram a subir. Porém, ao chegar à superfície elas voltam a descer. Este sobe e desce continua por um bom tempo.
[pic]
A uva passa afunda no copo contendo água, pois tem uma densidade maior que a da água. Ao adicionarmos o comprimido efervescente notamos a liberação de um gás. O gás liberado é o dióxido de carbono