Administracao
Para administrar qualquer empresa , deve-se identificar e conhecer os custos e gasto dessa empresa. Dessa forma, saberá quanto a empresa irá gastar com produtos ou serviços que ela faça.Também, separar esses gastos em custos e despesas, pois esse é o momento em que se relacionam os gastos relativos às atividades ocorridas dentro e fora da empresa fazendo a distinção entre custos e despesas respectivamente. A partir dessa, fazer a classificação dos custos, para melhor gerenciamento dos gastos e tomar decisões.
1. Identificação dos Gastos da Empresa
1.1 Gastos é a compra de um produto ou serviço. Essa compra gerará uma obrigação (contas a pagar) com terceiros ou uma saída de recursos do caixa para saldar esses valores. Exemplos; água, luz, mão de obra, compra de matéria prima, entre outros.
1.2 Os gastos são representados por toda e qualquer aquisição de bem ou serviço que a empresa faça. Os custos são gastos relativos a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.
2. Separação dos Gastos em Custos e Despesas
2.1 Custo é todo gasto incorrido na produção de um bem ou na prestação de um serviço. Isto é, tudo (bem ou serviço) o que for consumido para gerar um novo bem ou serviço será custo. Exemplos; salários dos funcionários da fábrica, depreciação, aluguel, matéria-prima na produção, consumo de água, etc.
2.2 Despesa bem ou serviço consumido para a obtenção de receitas. As despesas são gastos que a empresa incorre, buscando obter receitas. Exemplos; fretes na entrega de produtos, comissão de vendedores, conta de telefone da diretoria, depreciação dos móveis e equipamentos de vendas e administrativos, propaganda, etc.
2.3 Devem-se distinguir os custos de despesas, pois, as despesas como vimos nos exemplos acima, nenhum desses gastos, é utilizado na produção de bem ou serviço, por isso não são custos.
3. Classificação dos Custos.
3.1 Custo Direto, são aqueles que podem ser