Plano de intervençao e acompanhamento da empresa pag bem ltda
Por Alessandra Nanias para o RH.com.br
O processo de seleção é essencial para o sucesso de uma empresa, pois é através dele que as organizações podem identificar talentos com potencial para fazer a diferença neste mercado tão competitivo. O grande desafio atual é a condução do processo de contratação que, na maioria das vezes, é muito falho. A falta de critérios e instrumentos adequados é um dos principais motivos deste fracasso, e na maioria das vezes, pode gerar grandes perdas financeiras. Isso sem falar sobre os custos que enganos como estes podem causar com relação à perda de tempo ou de clientes.
Muitos erros podem ocorrer durante a contratação, por isso a necessidade de realizar um processo de seleção especifico para cada cargo. Isso porque é durante esta fase que conseguimos identificar, através de testes psicológicos, de personalidade e de entrevistas, não só informações que vão nos dizer se o candidato preenche os requisitos da vaga, mas, principalmente, se ele se enquadra à cultura da organização.
Com este processo buscamos erradicar uma série de falhas que possam comprometer o processo da contratação como também poderemos detectar os valores do profissional que poderão, num futuro próximo, ser transformados em competência essencial para a empresa. Um bom exemplo de benefício da fase de seleção é a verificação do nível de resiliência do candidato, ou seja, a sua aptidão para não só se adaptar a novas situações como também de prosperar durante as mudanças, reagindo prontamente a elas.
Quando enfrenta dificuldades e mudanças, uma pessoa resiliente recupera seu equilíbrio mais rapidamente, mantendo seu alto nível de qualidade e de produtividade no trabalho, preservando sua saúde física e emocional.
O interesse do candidato pela aquisição de conhecimento, seu acesso a treinamentos, o desenvolvimento de habilidades ou atitudes não podem ser observados simplesmente nas linhas de um currículo,