Administracao familiar
Centro Universitário Leonardo da Vince – UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD 0201) – Pratica do Modulo II
03/12/12
RESUMO
Objetiva-se primeiramente identificar os pontos fortes e pontos fracos em empresas familiares, verificando e analisando o processo sucessório apresentando as principais dificuldades neste processo tão importante para o andamento de uma empresa. As empresas familiares possuem bastante dificuldade quanto à sucessão de seus gestores ou fundadores, isso pode ocorrer por diversos fatores, pode-se perceber que as principais dificuldades estão em brigas familiares, sucessores sem preparação e falta de comunicação clara e objetiva sobre os valores e crenças da organização. Nesta pesquisa documental terá como ressalto que o sucessor precisa estar preparado tanto para entender o mercado em que a empresa atua, ou seja, não mudar de forma radical a cultura da empresa, mas também saber aproveitar as oportunidades do mercado atual mesmo que para isso, os objetivos da empresa sejam modificados, adequando-se assim a realidade do mercado.
Palavras-chave: Empresa Familiar. Sucessão.
1 INTRODUÇÃO
As empresas familiares, que na grande maioria se caracterizam como pequenas e médias, atualmente representam uma parte significativa no conjunto das empresas existentes no país.
No Brasil foi realizado um estudo pelo SEBRAE com o objetivo de caracterizar o perfil da micro e da pequena empresa brasileira. Ele revelou que 73% destas eram controladas e gerenciadas por famílias (PADULA, 1998: 7-8).
As empresas familiares são grupos de grande relevância no mundo inteiro, suas formas são as mais variadas, no entanto, todas têm uma característica em comum: elas são oriundas de histórias atreladas a uma família, cujos familiares estão no comando da empresa, sendo que estes cultivam expectativas em torno da sobrevivência e longevidade desta empresa, com isso torna-se