Administracao contemporanea
1. Qual o seu domínio sobre os tipos de competências (comportamentais, técnicas e estratégicas)?
R. Na verdade, não tenho conhecimento algum sobre o material como gestor, porém, por trabalhar a muito tempo conheço algumas como funcionário. 2. Faça uma reflexão sobre quais competências deve aperfeiçoar, qual deve reforçar para ter sucesso, e de quais pode sentir orgulho de conhecer e usar adequadamente.
R. Para o ramo que trabalho agora, que é o do turismo, fico feliz de usar adequadamente as normas ISO 9000, pois por trabalhar em uma empresa certificada, já ter contato com tais normas, fico capacitado para qualquer empresa que já as utilize. 3. Quais as principais competências necessárias para a sua área de graduação?
R. Estou me graduando em Contábeis, mudando totalmente de ramo, e creio que as mais importantes sejam as da área financeira, já que quero trabalhar com gestão de recursos financeiros. 4. Você está preparado para ser um gestor no novo contexto organizacional (nova organização/ novo gerente/ novo funcionário)?
R. Sim. O que se precisa hoje nas empresas de um modo geral é de pessoas que estejam preparadas para o que o mercado exige. Se exige qualificação, comprometimento mas em contra partida te dá várias oportunidades, então creio que estou me adaptando ao mercado e a esse contexto moderno de gestão. 5. Qual o nível administrativo/hierárquico mais adequado ao seu perfil atual?
R. Hoje, estou mais para o de supervisão, mas adquirindo conhecimento para em um futuro próximo chegar a uma alta direção. 6. De acordo com Mintzberg (1973), qual seria seu papel de gerente? Por quê?
R. Papeis de decisão, papeis interpessoais e papeis de informação, e variam de acordo com o nível hierárquico. Os de decisão são aqueles que iniciam projetos e controlam os recursos humanos, físicos e monetários. Os interpessoais são os que desempenham um papel um pouco mais simbólico, motivando e treinando os funcionários. Os