Administra o de Recursos Materiais e patrimoniais
Atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas , o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos e comprar até a entrega do produto terminado para o cliente. (FRANCISHINI & GURGEL, 2002).
É sistema integrado com a finalidade de prover a administração, de forma contínua, recursos, equipamentos e informações essenciais para a execução de todas as atividades da Organização.
As três Fases da Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais:
1- Aumentar a produtividade. Busca pela eficiência.
2- Aumentar a qualidade sem preocupação em prejudicar outras áreas da Organização.
3- Gerar a quantidade certa, no momento certo para atender bem o cliente, sem desperdício. Busca pela efetividade.
Visão Operacional e Visão Estratégica
Na visão operacional busca-se a melhoria relacionada a atividades especificas. Melhorar algo que já existe.
Na visão estratégica, busca-se o diferencial. Fazer as coisas de um modo novo. Aqui se preocupa em garantir a alta performance de maneira sistêmica. Ou seja, envolvendo toda a organização de maneira inter relacional.
Historicamente, a administração de recursos materiais e patrimoniais tem seu foco na eficiência de processos – visão operacional. Hoje em dia, a administração de materiais passa a ser chamada de aera de logística dentro das Organizações devido à ênfase na melhor maneira de facilitar o fluxo de produtos entre produtores e consumidores, de forma a obter o melhor nível de rentabilidade para a organização e maior satisfação dos clientes.
A Administração de Materiais possui hoje uma Visão Estratégica. Ou seja, foco em ser a melhor por meio da Inovação e não baseado na melhor no que já existe. A partir da visão estratégica a Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais passa ser conhecida por Logística.
Sendo assim:
Visão Operacional
Visão Estratégica
Eficiência
Efetividade
Especifica
Sistêmica