ADMINISTRA O DE CONFLITOS
Os tipos, as origens, a habilidade necessária, as mudanças e as soluções mais adequadas para gerir conflitos dentro da empresa.
Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.
Existem inúmeras alternativas para indivíduos e grupos lidarem com o conflito. Eles podem ser ignorados ou abafados ou até mesmo sanados e transformados num elemento auxiliar na evolução de uma sociedade ou organização.
Algumas dessas alternativas têm se mostrado menos adequadas na busca de soluções dos conflitos, outras mais adequadas. A potência do uso dos modelos como omissão, o uso da autoridade, a manipulação, o voto, o consenso, a negociação e a confrontação, está diretamente relacionada a natureza , à situação, ao grau de assertividade das partes envolvidas e à habilidade do mediador.
A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação da estratégia mais adequada para se lidar com cada tipo de situação.
O conflito, seja entre pessoas, seja entre grupos, tem sido objeto de intenso estudos em Desenvolvimento Organizacional.
NÍVEIS DE CONFLITO
Existem vários níveis de conflito e a identificação desses níveis pode auxiliar a detectar a estratégia mais adequada para administrá-lo.
Conflitos Latentes – Quando o conflito é subjacente (oculto), não é declarado e não há, mesmo por parte dos elementos envolvidos, uma clara consciência de sua existência e eventualmente não precisam ser trabalhados. Esses podem ser transformados em:
Conflitos Percebidos – os elementos envolvidos percebem, racionalmente, a existência do conflito, muito embora não haja ainda manifestações abertas do mesmo. Se a desavença evolui, ela pode se transformar num
Conflito Sentido – aquele que já atinge ambas as partes ao nível da emoção e de forma consciente. Se não controlada a situação pode