Melhoramento Muta O Gen Tica
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA
MUTAÇÃO GENÉTICA
Este trabalho será entregue a Universidade Federal Rural da Amazônia como parte da nota da Disciplina de Melhoramento Genético animal I, no 6º período do curso de graduação em Zootecnia.
Docente: Aline Medeiros
Discentes: Hugo Netto
Marta Ozório
Patrícia Montenegro
Parauapebas, Agosto de 2013
1. INTRODUÇÃO
Mutação é uma alteração súbita e herdável na estrutura do material genético. Esta alteração pode levar a uma mudança correspondente no fenótipo do indivíduo. Os eventos de mutação são responsáveis pela geração de variabilidade genética nas populações, permitindo a ação da seleção natural que favorece os tipos mais adaptados (AZEVEDO et al, 2000).
A mutação é de grande importância podendo servir como fonte de variabilidade genética e matéria prima para a evolução. Sem a mutação não existiriam tantos alelos, e os organismos não seriam capazes de se adaptar às mudanças ambientais que ocorrem ao longo do tempo.
A exploração dessa variabilidade, embora de forma empírica, teve início há cerca de dez mil anos, quando se deu a domesticação das primeiras culturas agrícolas. Com o advento da genética, práticas racionais de seleção passaram a ser adotadas visando o melhoramento genético de plantas, animais e microrganismos de interesse para o homem. (AZEVEDO et al, 2000).
Tradicionalmente, as mutações envolvem alterações na molécula de DNA, podendo ocasionar mudanças no fenótipo. No entanto, as alterações cromossômicas numéricas e estruturais também podem induzir alterações fenotípicas herdáveis.
O objetivo deste trabalho é apresentar os diferentes tipos de mutação existentes, abordando a importância de conhecê-las.
2. REVISÃO DE LITERATURA
Define-se por mutação qualquer alteração herdável e permanente na sequência do DNA genômico, que não pode ser explicada por processos de recombinação e que pode resultar em perda ou ganho de funções pela célula