Adm Sistemas Parte 1
1 INTRODUÇÃO
O processo de tomada de decisões torna-se mais complexo à medida que aumenta a complexidade interna na empresa e no ambiente em que ela atua. Devido a isso, os executivos necessitam de sistemas de informação eficientes e eficazes, que gerem informações válidas a partir do grande volume de dados.
Normalmente tem-se dificuldade de analisar, de forma quantitativa, qual o efetivo beneficio das tecnologias de informações para os executivos e para suas empresas.
A velocidade das mudanças, ocorridas principalmente pelo avanço tecnológico, causa impacto sobre as organizações em geral.
Neste contexto, surgem novas estruturas organizacionais, novas ferramentas administrativas, novos processos e técnicas de produção, entre outros.
Dentre estas mudanças, percebe-se a reformulação do próprio trabalho e a sua organização. Surgem assim, as terceirizações como forma de gestão e alternativas de sobrevivência e otimização de custos e processos. Proliferam em número cada vez maior o sistema de parceiras e empresas em estruturas de rede.
Uma das ferramentas de apoio administrativo utilizadas pelas organizações é o uso cada vez maior da informática. Sem a informática, se torna praticamente impossível trabalhar num mercado competitivo e que precisa de informações rápidas.
Porém, para os administradores o grande diferencial é utilizar as informações para a tomada de decisões. Veremos a seguir alguns conceitos que podem nos auxiliar na difícil tarefa de analisar, implementar e utilizar os sistemas de informações gerenciais.
2 A Empresa
2.1 Introdução
Uma empresa pode ser classificada e até definida de muitas maneiras, cada uma seguindo um enfoque. Por exemplo: pela visão sistêmica, pela pela finalidade, pelo tamanho, pelo estágio da estrutura de organização.
Para nosso objetivo, abordaremos a visão da empresa enquanto organização e a empresa como um sistema.
2.2 Definições e Necessidades das Organizações
Toda empresa é uma