Glossario Estudo do Meio Fisico
1. Boçoroca:
1.1- s.f. Geol.- Também conhecida como Voçoroca. Palavra derivada do tupi, iby-soroc, (iby=terra e soroc=fenda) significando fenda, ravina, ruptura na terra. É empregada em geologia para se referir a ravinas onde o lençol freático foi atingido e que, em função disto, assume uma dinâmica de evolução própria e até certo ponto independente das águas superficiais, dando início ao processo de erosão remontante ou erosão regressiva.
1.2- Ravina geralmente muito funda desenvolvida por rápida e acentuada erosão que atinge o lençol freático, podendo ter mais de 10 m de profundidade.
A origem de boçorocas é decorrente, com muita frequência, do desmatamento das cabeceiras e de matas ciliares, levando a um desequilíbrio geomorfológico no perfil longitudinal do talvegue: sem as árvores com raízes fundas contrapondo-se ao fluxo hídrico e sem a retenção e absorção da água no solo, verifica-se escoamentos rápidos e carregados de sedimentos nas enxurradas promovendo a erosão de forma vigorosa e imediata em associação com desmoronamentos dirigidos à montante do talvegue e lateralmente, abrindo o perfil transversal da boçoroca.
O corte do lençol freático pela erosão proporciona a formação de nascentes com saída de água e erosão no fundo da boçoroca e ressecamento dos níveis superiores do solo desenvolvendo gretas que facilitam desmoronamentos associados a esse processo de erosão pronunciada.
2. Chapadas:
2.1- s.f.: Denominação que se dá no Brasil a uma série de planaltos areníticos e escarpados, com altitudes superiores a 600 m. As características do terreno permitem a retenção de águas pluviais em suas encostas, influenciando as condições climáticas da região. Entre as principais chapadas brasileiras figuram as do Araripe, Apodi, Diamantina (de formação cristalina), Mangabeiras, Parecis e Veadeiros.
2.2- Chapada são terrenos com extensas superfícies planas em regiões de serras com altitudes geralmente superiores a 600 metros. É uma vasta planície com