Adm Participativa
Administração ou Gestão Participativa, como diz o próprio nome, significa implementar um modelo de negócio que enfatize a participação das pessoas na gestão da empresa.
A implementação da administração participativa enfoca a valorização do relacionamento em primeiro lugar, ou seja, tratar as pessoas com educação demonstrando sempre sua relevância dentro da empresa.
As principais características da Administração Participativa é a troca de idéias, funcionários dos mais variados níveis de formação, estão dispostos e liberados para opinar sobre a melhor forma de conduzir o seu trabalho na organização onde presta serviços, no entanto é preciso que ao implantar o sistema participativo a organização esteja apta as mudanças necessárias para que o sistema funcione.
Trazendo resultados altamente positivos para empresa,a partir de que, o nível de compromisso dos operadores também melhora uma vez que passam a ser parte da solução e investigação das causas muitas vezes conhecidas somente por eles, pois estão participando do dia-a-dia da empresa, e conhecem seus pontos a melhorar. À partir do momento em que você envolve o colaborador na gestão da empresa , ele se sente também responsável pelo crescimento da mesma, assim os colaboradores sentem-se com a responsabilidade de pensar, de opinar e decidir assuntos pertinentes a melhoria do funcionamento da administração da empresa contribuindo para o desempenho da mesma, trabalharão não apenas como funcionários quaisquer, e sim como um membro da sociedade da empresa.
Utilizar o modo participativo está em dividir as responsabilidades que atingem a empresa não só com os funcionários, mas também com todos os órgãos que complementam a empresa, corresponde a um conjunto de princípios e processo que defendem e permitem desenvolvimento regular e significativo dos trabalhadores na definição de metas e objetivos, na redução de problemas no processo de tomada de decisão, no acesso à informação e no