2 trabalho Gest o pela Qualidade Adm Japonesa Adm participativa
-O que é Gestão da Qualidade?
A gestão de qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa.
Inicialmente, surgiu na Segunda Guerra para corrigir os erros dos produtos bélicos e era utilizado o termo Controle de Processos. Com a evolução do termo, passou a ser chamado de Garantia de Qualidade, que utilizava normas específicas para cada etapa. Após isso, surgiu o Controle de Qualidade, no começo do século XX por Frederick Taylor e Ford.
-Gestão de Qualidade no Brasil
Só começou a ser implantado no Brasil a partir de 1990, através desse método, as organizações passaram a adquirir novas competências como: aprender novos procedimentos, ter atitudes diferenciadas, interação com o público interno e externo e também com o mercado.
Além disso, a década de 90 trouxe o início da utilização das normas ISO 9000, junto com a norma o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, criado pelo Governo Federal que tinha o objetivo de auxiliar na competitividade dos produtos brasileiros.
-Para que serve a Gestão da Qualidade?
A Qualidade reúne inúmeras regras que organizam e padronizam as estruturas dos processos. Esse conjunto de regras é conhecido como o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
O SGQ pode ser aplicado tanto em processos produtivos como em administrativos. Para medir os benefícios gerados pelo SGQ, são utilizadas ferramentas de monitoração.
Diagrama de Pareto: técnica em que os problemas são separados em partes, assim eles são analisados entre si. Geralmente, para a produção do diagrama é utilizado um gráfico de barras verticais.
Diagrama de causa-efeito ou Diagrama de Ishikawa: técnica muito empregada para descobrir a relação entre um efeito e as causas para que esse efeito esteja ocorrendo. Também é chamado de Espinha de Peixe, por causa do formato do seu diagrama.
Histogramas: responsável por mostrar a variação entre um processo em determinado período.
Folhas de Verificação: é um