ADM Materiais
O objetivo da logística empresarial é estudar como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.
A logística de materiais em grandes empresas facilita o fluxo de produtos do ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, e fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, obtendo níveis de serviço adequados aos clientes, a um custo razoável. É um tema de grande importância por estar ligada a lucratividade e sobrevivência da empresa num mundo globalizado e competitivo.
A gestão da cadeia de suprimentos apresenta-se no atual ambiente de negócios, como uma ferramenta que permite ligar o mercado, a rede de distribuição, o processo de produção e a atividade de compra de tal modo que os consumidores tenham um alto nível de serviço ao menor custo total, simplificando assim o complexo processo de negócios e ganhando eficiência. (CHISTOPHER, 2001; BOWERSOX e CLOSS, 2001).
Os processos produtivos da são responsáveis não apenas pela qualidade dos produtos, mas também pela própria competitividade no mercado. Eles precisam ser planejados, controlados e passar por melhorias contínuas. Planejar a produção significa ter uma organização adequada da empresa, pensar numa utilização eficiente das matérias-primas, buscar uma melhor eficiência e eliminar os desperdícios. 2. FUNDAMENTAÇÃO
A diferença básica entre Administração de Materiais e Administração Patrimonial é que a primeira se tem por produto final a distribuição ao consumidor externo e a área patrimonial é responsável, apenas, pela parte interna da logística. Seu produto final é a conservação e manutenção de bens.
2.1 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAS E LOGISTICA
O objetivo da administração de materiais deve ser prover o material certo, no local de operação certo, no