Adm marketing
COMO AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DA REGIÃO DA LEOPOLDINA REALIZAM A GESTÃO DA INOVAÇÃO
INTRODUÇÃO:
Este trabalho teve como objetivo, caracterizar como as pequenas e médias empresas da região da Leopoldina gerenciam a inovação, buscando o desenvolvimento da sua capacitação, tornando-as mais competitivas em seu dia-a-dia. Este estudo foi realizado através de pesquisa de campo e bibliográfica, pois, consideramos que tudo pode ser traduzido em números, opiniões e informações culminando em resultados que evitem duplas interpretações ou distorções em sua análise, permitindo maior margem de segurança.
RESULTADOS:
Mais de 80% das PME’s consideraram fundamental a figura do gestor responsável para coordenar e administrar os recursos disponibilizados por elas para implantação de ferramentas inovadoras com o intuito de aprimorar seus processos visando seu crescimento, cerca de 50% delas já estão instaladas a mais de 5 anos em suas localidades e mais de 65% das empresas possuem um situação sócio-econômica boa para gerar recursos que suplementem os diversos setores da empresa e grande parte desses recursos estão sendo aplicados em inovação tecnologica, números que giram em torno de 40% das empresas pesquisadas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Percebemos que o processo de inovação é fundamental para qualquer organização que quer se manter competitiva no mercado onde atua, pois uma nova ideia ou prática pode colocar a empresa em uma posição de respeito no cenário mercadológico e garantir sua sobrevivência. Reconhecemos também que a inovação não é difícil como muitos gestores consideram, ela não é um bicho de sete cabeças, e sim um bicho de grandes cabeças, ou seja, cabeças criativas, intra-empreendoras e realizativas, pois, inovar é agregar valor diante de ideias originais, a partir da criatividade. E criatividade só é reconhecida se for concretizada.
REFERÊNCIAS: