Adm de recursos materiais - MRP
Curso de Graduação em Administração
MRP (Materials Requirements Planning)
Ana Claudia dos Anjos
Bruna de Oliveira Freitas
Camila Leles Martins
Claudiana da Silva Vieira
Elzilaine dos Santos Vilaça
Betim, 2014.
Ana Claudia dos Anjos
Bruna de Oliveira Freitas
Camila Leles Martins
Claudiana da Silva Vieira
Elzilaine dos Santos Vilaça
Trabalho realizado com base nos estudos da disciplina de Gestão de Recursos Materiais, ministrada pelo professor Cleiton Barbosa de Brito do curso de Administração, 3º e 4º períodos.
Betim, 2014.
INTRODUÇÃO
Este trabalho é baseado no estudo e levantamento de informações sobre MRP (Material Requeriment Planning), abrangendo o conceito, evolução, aplicação, relevância, vantagens e integrações deste.
O objetivo é conceituar MRP, baseado no contexto de administração dos recursos materiais de uma organização. Sua evolução diante das necessidades de planejamento, controle e acompanhamento de mercado. Qual a aplicação e integração deste na organização, a relevância e as vantagens adquiridas com a implementação. E, no intuito de facilitar a compreensão, antes de adentrar no objetivo estabelecido, fez-se uma breve contextualização do cenário do mercado e suas necessidades.
Assim, o presente trabalho compõe-se, além desta introdução, de 6 tópicos, o segundo, dedicado a contextualização da necessidade do mercado e os demais são tópicos que contemplam o histórico, a definição, a evolução, as funcionalidades, os elementos e as vantagens da utilização do sistema MRP.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA NECESSIDADE DO MERCADO
No cenário atual, a sobrevivência das empresas, está ligada diretamente a otimização dos processos, na busca de qualidade, com o menor custo. Para isso, as empresas dependem substancialmente de melhorias nos processos, otimização dos estoques, agilidade e flexibilidade na produção e manutenção da qualidade dos produtos oferecidos ao