MRP1 e MRP2
Prof. Domingos – ADM. 6º semestre
O que é o MRP 1
1. Significa planejamento das necessidades de materiais (material requirement planning) É uma ferramenta que surgiu na década de 60, ela transforma a previsão de demanda de um determinado produto em uma necessidade de itens para comporem esse mesmo produto.
O que é o MRP 2
1. Significa planejamento dos recursos de manufatura (manufacturing resources planning). Foca ainda o cálculo das necessidades ao planejamento dos demais recursos de manufatura não mais apenas dos recursos materiais. O MRP II é um sistema de planejamento ilimitado, ou seja, não considera as possíveis restrições de capacidade dos recursos.
Objetivos do MRP
1. -Melhorar o serviço ao cliente;
2. -Reduzir investimentos em estoque
3. -Melhorar a eficiência operacional da fábrica.
Vantagens do MRP I
1. Algumas das vantagens de um sistema MRP:
2. Diminuição dos estoques;
3. Controle Melhor da produção e das encomendas;
4. Processo Hierárquico;
5. Integração das várias áreas funcionais (ERP);
6. Estrutura formal de dados e procedimentos;
7. Simulações.
Desvantagens do MRP I
1. O MRP I tem alguns contratempos e desvantagens que devem ser examinados minuciosamente por qualquer empresa que considere adotar o sistema em questão. O MRP I não tem tendência a otimizar os custos de aquisição dos materiais. Como os níveis de stock são estabelecidos ao mínimo possível, os materiais têm que ser comprados em quantidades pequenas e de uma forma mais frequente, o que resulta num incremento dos custos de aquisição (ou também conhecidos como custos de aprovisionamento). Maiores custos de transporte são causa efeito visto que, a empresa está menos apta a descontos de encomendas de grandes quantidades. A empresa tem que comparar antecipadamente a redução nos seus custos de posse de material em stock face aos aumentos nos custos associados a encomendas frequentes e de pequenas quantidades.