revolução russa e primeira guerra mundial
18 de maio de 1868, Pálacio de Catarina, nasce o filho de Alexandre III e da Princesa Dagmar da Dinamarca,Nicolau II Romanov assumiu governo em 1 de Novembro de 1894, aos 26 anos Alexandre toma o poder de toda a Polónia.
No começo do século xx, Rússia era um país dependentea de cerca de 80% dos seus campos, cultivada por camponeses que viviam na extrema miséria e pobreza pagando altos impostos para manter o sistema czarista.
Nicolau II Romanov o czar autocrático e ditador não abria espaço para um governo democrático, o que deixava seu governo ainda mais massacrente para o povo.
Apesar da sua economia cada vez mais fraca o czar abdicou a primeira guerra mundial o que fez com que sua economia enfraquesse devastadoramente.
No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.
Revolução Russa de 1917
A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.
No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).
A Revolução compreendeu duas fases distintas:
A Revolução de Fevereiro de 1917(março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.
A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista