Primeira Guerra Mundial e Revolução o Russa
Para começar:
- No início do século XX a sociedade era otimista quanto ao futuro, baseando-se nas recentes conquistas tecnológicas e cientificas.
- Europa se encontrava em um pedestal, no centro do mundo, servindo de modelo para as outras nações, o que fazia a rivalidade e a tensão crescer eminentemente pela Europa, Ásia e África.
Primeira Guerra Mundial
Antecedentes:
- Europa vivia em momento de paz ilusória, onde o povo vivia em paz porem os exércitos se preparavam e as alianças se consolidavam, e começava a corrida armamentista.
- As disputas por colônias fortaleciam a rivalidade na Europa.
- Essa época foi chamada de Paz Armada
- Formaram-se duas alianças militares, a Tríplice Aliança, que era composta pela Alemanha, império Austro-húngaro e Itália, e também a Tríplice Entente composta pela Inglaterra, França e Rússia.
- Ao mesmo tempo iniciava-se movimentos estratégicos de disputa de terra na África e Alemanha, chamados de neomercantilismo.
- Por todo o oriente se espalhavam conflitos e pequenas revoltas, o que desestabilizava seus países de origem, contribuindo para a eclosão da guerra.
- Em 1914 um ato terrorista acabou com a vida do herdeiro do império austro-húngaro Francisco Ferdinando, e foi usado como desculpa para desencadear a tensão acumulada ao longo dos anos.
O conflito mundial
- Rapidamente o conflito alcançou outras nações como Nova Zelândia, Canada, África, Índia e Austrália.
- Formaram-se duas frentes principais nas batalhas: a ocidental onde lutavam Alemanha x França, Inglaterra e Bélgica e a oriental onde lutavam Alemanha e império Austro-húngaro x Rússia.
- Alemanha tinha como meta tirar a França da guerra para que não houvessem conflitos com os ingleses e belgas, porem o exército britânico defendeu a França, alterando assim os planos dos alemães.
- Uma guerra que fora planejada para durar pouco, se revelou mais longa e cara.
- A França se encontrava em uma batalha chamada de