Traçando um resumo histórico para contextualizar o período que se segue, a primeira guerra mundial e a revolução russa
Surge o capitalismo de organização em substituição ao capitalismo liberal, quando começa a crescer a participação do Estado sobre a economia, produção e serviços sociais. Crescem em influencia sociologias de extrema direita; fascismo, ditaduras, com o totalitarismo de direita na Itália e Alemanha e o Estado Novo no brasil, já o totalitarismo de esquerda surge na União Soviética O Socialismo ganha um lugar de destaque e também as democracias populares da Europa centro-oriental com o comunismo.
Com a Segunda Guerra, os EUA assumem uma posição hegemônica na economia mundial e começa e demonstram seu poderio atômico; começa a corrida armamentista com os EUA de um lado e a União Soviética do outro.
No pós-guerra, o cenário é de descolonização dos países dominados e grande aderência ao socialismo, porém com algum fortalecimento do capitalismo de organização as empresas multinacionais chegam como estrategia de expansão deste sistema, porém com base em exploração de mão de obra barata dos países de terceiro mundo.
Como marcos do período central do seculo XX destacam-se a fundação da ONU em 1945, o conflito Irã-Iraque e a Guerra do Golfo.
Finalmente, no final do século, o comunismo começa a entrar em decadência e o grande marco se deu com a desintegração da URSS. No Leste Europeu, o neoliberalismo volta a ganhar espaço e os movimentos de contestação ganham as ruas e as mobilizações das minorias ganham espaço com os movimentos negro, feminista, gay. Com o desenvolvimento da tecnologia e o crescimento industrial, grandes transformações guiam a sociedade para uma nova era marcada pela crescente desigualdade social e consequências da poluição ambiental.
No seculo XX, muitas são as contribuições pedagógicas e riquíssima a produção na