adm da produção trabalho
Grupo:
O que é Arranjo físico?
Arranjo físico se refere ao posicionamento dos recursos transformados de uma empresa onde serão colocados todas as instalações, equipamentos e pessoas da operação, tendo em vista implantar um fluxo do processos produtivo com fluência harmoniosa e evolutiva evitando o desperdício. Tipos Básicos de Arranjos
Físicos
Arranjo físico posicional:
Arranjo físico por processo:
Arranjo físico celular:
Arranjo físico por produto:
Arranjo Físico Posicional
Pode ser considerado por exemplo a construção de um navio ou de um shopping center, o produto está num único local e vai sendo processado sem sair do lugar, ali equipes montam seus "canteiros" de obra.
Arranjo Físico de Processo
Cada unidade de trabalho tem seus equipamentos específicos e os produtos devem ser processados em cada uma delas.
Como empresas que trabalham com uma alta variedade de produtos e com baixo volume dos mesmos.
É um arranjo facilmente encontrado em prestadores de serviço e organizações do tipo comercial. Como por exemplo: Hospitais, Lojas comerciais, etc.
Arranjo Físico Célula São criadas alguns espaços ou pequenas células que contém todos os equipamentos necessários para um determinado produto. Assim ganha-se mais velocidade naquele produto, dentre os vários outros, pois este possui maior volume.
Arranjo Físico Célula
Exemplos de arranjo físico por célula:
Algumas empresas manufatureiras de componentes de computador, maternidade em hospitais, área para produtos específicos em supermercados.
Arranjo Físico por produto
Ocorre na linha de montagem, os equipamentos estão organizados para que os produtos passem de forma contínua e ágil pelo arranjo físico. Comum em produções contínuas. Baixa variedade e alto volume. Também chamado de Arranjo físico em “fluxo” ou “linha”. (SLACK, 2002)
Arranjo Físico por produtos
MONTAGEM DE AUTOMÓVEIS - quase todas as variantes dos mesmo modelo requerem sequência de processos.
Fábrica da GM terá capacidade