Trabalho extraído da net ( jit na adm por produçâo)
uvb
Aula Nº 11 – Planejamento e
Controle just-in-time (JIT)
Objetivos da aula:
Nesta aula, vamos analisar o just-in-time (JIT), tanto como uma filosofia para a empresa quanto como um método para o planejamento e controle das operações.
Vamos comparar os princípios do JIT com a prática tradicional de produção. Em seu conceito mais simplista, just-in-time significa produzir, com qualidade, bens e serviços, exatamente no momento em que são momento certo e nem atrasos, para não comprometer os prazos de entrega e a imagem da empresa. “O JIT visa atender à demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios”(1991).
Outros vários termos são empregados para descrever o JIT: manufatura
produção. Ele altera os padrões tradicionais da produção, necessitando do envolvimento de todos os agentes e departamentos da empresa.
No modelo tradicional de produção, cada estágio do processo produtivo envia os componentes que produz para um estoque, o que isola esse estágio do seguinte. Normalmente, isso ocorre porque os ritmos de produção de cada estágio não são exatamente os mesmos, fazendo com que o processo todo não tenha um único ciclo.
Não é incomum que alguns setores da produção trabalhem dois turnos para alimentar um outro setor que trabalha em turno único. Isso, logicamente,
Faculdade On-Line UVB
Administração da Produção
enxuta, manufatura de fluxo contínuo, produção sem estoques etc. O fato é que a implantação do JIT nas empresas não se limita só à área da
Aula 11 - Planejamento e Controle just-in-time (JIT)
necessários, não gerando estoques causados pela produção antes do
93
Anotações do Aluno
uvb
implica estoques diários e constantes. Abaixo seguem dois esquemas que apresentam as diferenças entre a abordagem JIT e a tradicional.
tradicional, um problema que interrompe a produção no estágio A tem seu efeito amortecido pelo estoque a sua frente. Na abordagem JIT, um problema no estágio