Aditivos
1. DEFINIÇÃO
A NBR 11768 – Aditivos para concreto de cimento Portland define aditivos como “produtos que adicionados em pequena quantidade a concretos de cimento Portland modificam algumas de suas propriedades, no sentido de melhor adequá-las a determinadas condições.
2. CLASSIFICAÇÃO
De acordo com a NBR 11768 os aditivos recebem a seguinte classificação: Tipo P – Plastificante
Tipo R – Retardador Tipo A – Acelerador Tipo PR – Plastificante Retardador Tipo PA – Plastificante Acelerador Tipo IAR – Incorporador de Ar Tipo SP – Superplastificante Tipo SPR – Superplastificante Retardador Tipo SPA – Superplastificante Acelerador.
3. VANTAGENS DOS ADITIVOS
Em geral os aditivos são utilizados no concreto com as seguintes finalidades: melhora da trabalhabilidade, aceleração ou aumento do tempo de pega, controle do desenvolvimento de resistência, e melhora da resistência à ação do gelo, à fissuração térmica etc.
Os aditivos não são um remédio para corrigir erros provenientes da falta de qualidade dos demais componentes, nem para o despreparo da mão-de-obra para transporte, lançamento e adensamento do concreto.
4. APLICAÇÕES – ADITIVOS QUÍMICOS
(4.1) Tipo P – Plastificante
Os aditivos plastificantes são também conhecidos com redutores de água. Desta forma é empregado para reduzir a quantidade de água de amassamento - em torno de 5 e 10%. A finalidade é reduzir o fator água/cimento, mantendo a trabalhabilidade desejada, ou até mesmo aumentar a trabalhabilidade com um mesmo fator água/cimento.
Os tensoativos empregados como plastificantes são geralmente sais, modificações e derivados de ácidos lignossulfonicos, ácidos carboxílicos hidroxilados e polissacarídeos.
(4.2) Tipo R – Retardador
Os retardadores são empregados em concretagem em dias quentes, quando a pega normal se reduz em função das temperaturas elevadas. O tempo de pega pode ser retardado para que sejam evitadas as juntas frias de concretagem.
De um modo geral, aumentam o