Aditivos
CENTRO UNIVERSITÁRIO “UNIFACVEST”
Rodrigo Cunha Ventura
ADITIVOS E ADIÇÕES PARA CONCRETO
Lages, junho de 2015
INTRODUÇÃO
Introdução
• Este trabalho tem a finalidade de trazer a conhecimento alguns elementos que adicionados ao concreto podem fazer grande diferença na sua execução. Tais aditivos estão sendo empregados de tal forma em que o concreto amplia suas funções e atuações na construção civil de forma estrutural e arquitetônica. INTRODUÇÃO
• A necessidade de aprimorar certas características do concreto, levou ao desenvolvimento dos aditivos e incentivou também a busca por outros tipos de materiais que, adicionados ao concreto, pudessem melhorar ainda mais o seu desempenho.
ADITIVOS E ADIÇÕES PARA CONCRETO
ADITIVOS E ADIÇÕES PARA CONCRETO
• São matérias-primas misturadas ao clínquer
(base do cimento) no processo de moagem, e são elas que definem as propriedades dos diferentes tipos de cimento. As principais adições são o gesso, as escórias de alto-forno, e os materiais pozolânicos e carbonáticos.
RESULTADO DE ADIÇÕES
ADITIVOS E ADIÇÕES PARA CONCRETO
• Os cimentos de uso mais comuns nas construções são o CPII E-32, o CPII F- 32 e o CPIII-40. O cimento
CPV-ARI (alta resistência inicial) é também muito utilizado em fábricas de estruturas pré- moldadas.
ADITIVOS E ADIÇÕES PARA CONCRETO
• Estes materiais, quando adicionados à mistura, não têm uma classificação oficial, mas podemos dizer que no concreto, tudo que não é cimento, agregado, água ou aditivo, pode ser chamado de adição.
ADITIVOS E ADIÇÕES PARA CONCRETO
• Entre os materiais utilizados como adições temos as fibras de nylon ou de polipropileno que evitam fissuras, os pigmentos para colorir, as fibras de aço que substituem armaduras, o isopor para enchimentos, a sílica ativa e o metacaulim que aumentam a resistência e diminuem a permeabilidade, entre outros.
ADITIVOS E ADIÇÕES PARA CONCRETO
• Fibras de nylon que evitam fissuras
ADITIVOS E ADIÇÕES PARA