Aditivo
Introdução 2 Aditivo 3 1. Definição de Aditivo: 3 2. História: 4 3. Tipos de Aditivos: 5 4-Classificação: 8 5. Finalidades: 10 6. Química Aplicada: 10 7. Plastificante (Redutor de água): 11 8. Superplastificantes: 12 9. Retardador do tempo de pega: 13 10. Incorporadores de ar: 14 11. Aceleradores: 16 11.1 Efeitos: 16 12. Vantagens dos aditivos: 17 13. Desvantagens dos aditivos: 18 Conclusão 19 Bibliografia 20
Introdução
O presente trabalho tem por objeto registrar, sumariamente, a ação e os efeitos dos vários aditivos para concretos ou argamassas, atualmente disponíveis em nosso mercado, ou emprego viável em futuro próximo.
Esse material é uma contribuição, no sentido de auxiliar os engenheiros construtores na seleção e emprego de aditivos, bem como alertar sobre a necessidade de introdução nas Normas Brasileiras de métodos padronizados de ensaio para determinação e aferição das ações dos aditivos e de seus efeitos desejáveis ou inconvenientes.
Uma substância empregada para o melhor desempenho ou rendimento de uma propriedade. São produtos empregados na elaboração de concretos, argamassas e caldas de cimento para modificar certas propriedades do material fresco ou endurecido, de modo a facilitar seu manuseio, emprego e incrementando sua resistência diante das solicitações físico-químicas, oferecendo dessa maneira vantagens que naturalmente não são obtidas confeccionando-se traços normais.
Existem aditivos para diversas finalidades, dependendo de qual uso será feito. Exemplos na construção cívil: cimento, tintas, concreto e etc. Exemplos nos combustíveis: gasolina, álcool, diesel. Exemplos nos lubrificantes: graxa e óleo lubrificante.
Atualmente utilizar aditivos em concretos, argamassas e caldas de cimento se pensam que o produto "encarece" o preço da obra. Caso seja feita uma análise precisa, notaremos que o preço do aditivo na construção, reduzirá custos presentes e custos futuros. A tecnologia dos aditivos