Adi 3510 voto de ayres britto
PERÍODO/TURMA: 3ª PERÍODO2011/2
PRÁTICA:TÉCNICAS DE SEMEADURA
Porto Velho
2011
PRÁTICA:TÉCNICAS DE SEMEADURA
Porto Velho
2011
INTRODUÇÃO
Na aula do dia 29/09/2011 foi feita a técnica de semeadura, as técnicas de semeadura permitem que o cultivo destes microorganismos nos meios de cultura seja eficiente e que tem as seguintes finalidades a serem atingidas: o crescimento bacteriano, isolamento bacteriano, estudo da morfologia colonial, pesquisa de patogenicidade, e pesquisa das características bioquímicas.
OBJETIVO
Isolar uma determinada bactéria que possa conter na amostra usando os meio de cultura solido e líquido Ágar MacConkey e Ágar Sal Monitol.
1 MATERIAIS E MÉTODOS
1.2 MATERIAIS
- 40 placas de Petri que foram autoclvados;
- Meios de cultura autoclavados;
- Tubos de ensaio com tampa autoclavados;
- Canetas de retroprojetor;
- Alça de platina;
- 40 Swab;
- Estufa para crescimento microbiano;
- Estantes para armazenamento dos tubos;
- Pipetas Pasteur;
-Pipeta de 1mL e ponteiras autoclavadas
1.3 MÉTODOS 1. Com a alça de platina devidamente esterilizada, coletaram-se amostras de bactérias; 2. Utilizando a técnica do esgotamento do inóculo por estrias , foi semeado a amostra de bactérias nos Ágares Sal Monitol e MacConkey. 3. Incubaram-se os meios de cultivo sólidos. 4. Posteriormente observaram-se as características das colônias que cresceram nos dois ágares
RESULTADOS
Algumas colônias no Ágar MacConkey apresentaram coloração rosada, amarelada ou incolores, mucóides ou não, odor forte, colônias grandes, brilhantes, enquanto no Agar Sal Monitol cresceram vários tipos bacterianos, com diferentes características.
CONCLUSÃO
Um isolamento bem feito é fundamental no processo de identificação das bactérias, visto que a área de isolamento é fundamental para o desenvolvimento dos passos seguintes de