Adeus Corpo
Disciplina: Filosofia
Professor: Carlos Antunes Albertini
Turma: 0100
Resumo Crítico do Texto:
“Adeus Corpo” (David de Breton) in: O Homem máquina – A Ciência manipula o Corpo (Adauto Novaes)
O Texto aborda uma temática muito interessante, de que quando estamos em frente a um computador conectado via internet com o mundo globalizado, passamos a navegar livremente para vários lugares do mundo, obtendo diversos tipos de conhecimentos, sensações e reações. Isso se torna claro quando observamos à forma com que as pessoas se dedicam e se demonstram em frente ao computador, chegando a certo ponto de que abandonam o corpo físico, e passam a ser um corpo imaterial, por exemplo, quando estão concentrados, vibrados e alucinados em jogos on-line, e também quando estão relaxados, descontraídos em sites de bate-papo e relacionamentos.
Até aqui seguindo a mesma idéia, estou de acordo com o autor. De fato, eu também após uma análise, já passei por essa sensação de estar integrado ao computador via internet, se libertando e entrando em um mundo cheio de experiências e inovações, rompendo em muitas vezes limites, que fisicamente seriam impossíveis de serem alcançados, como por exemplo: atravessar e visitar diversos lugares do mundo em menos de um segundo.
O ponto em que eu não vou de acordo com o texto, é quando diversos autores presentes, em especial Hans Morevec, dizem em uma transferência definitiva do espírito humano para um computador, uma máquina, abandonando assim o corpo físico. Sendo que através dessa hipótese, o homem (espírito) obteria maior ciclo de vida, uma vida eterna talvez.
Discordo, porque, por mais que hoje a ciência tecnológica tem-se demonstrado como fator determinante para o desenvolvimento global, contudo o que ela já desenvolveu e tende a desenvolver, creio que transformar o espírito humano em um simples