Adaptação do Primeiro Ano do Ensino Fundamental
À medida que as crianças se desenvolvem, a adaptação à escola se torna mais fácil e rápida, o que não significa que seja menos importante. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, em sua maioria, já estudavam na Móbile.
Os que chegaram neste ano já frequentavam alguma escola, mas para todos uma nova experiência se configura ao iniciar esta etapa – a entrada no Ensino Fundamental -, com desafios e exigências até aqui desconhecidos. Toda situação nova é de certa forma incômoda, pois tira o indivíduo de sua zona de conforto, e enfrentar o desconhecido sempre gera ansiedade.
Pensando nisso, buscou-se fazer com que o período de adaptação e socialização dessa série fosse de descontração, mas que, ao mesmo tempo, desse a cada criança a possibilidade de se sentir segura e atendida em suas necessidades, ajudando-a a enfrentar seus receios, apoiando-a e incentivando-a a enfrentar os novos desafios.
Passeios pelas dependências da escola, a apresentação dos materiais a serem utilizados, o levantamento de regras sobre o uso do espaço e de convívio, a realização de atividades e jogos em sala e em outros espaços, assim como a construção de uma rotina diária, favoreceram o fortalecimento do vínculo de confiança entre as crianças e com os professores.
http://paraalmdocuidar-educaoinfantil.blogspot.com.br/2012/01/acolhimento-e-adaptacao-no-ensino.html
Vamos brincar de massinha? (1º e 2º ano)
1. Divida os alunos em duplas e distribua massas de modelar.
2. Peça que criem objetos que serão usados ao longo do ano. Exemplo: lápis, caneta, caderno.
3. Promova a apresentação dos trabalhos e a troca de ideias.
Troca de presentes (1º ao 3º ano)
1. Distribua papel, lápis de cor e canetinhas aos alunos.
2. Solicite que façam um desenho para retratar a importância da amizade.
3. Explique que cada desenho se transformará em um presente para o colega que acabou de conhecer.
4. Promova a troca de desenhos e aborde a